“Sonny’s Blues”, de James Baldwin, e a literatura como canção urgente para o nosso tempo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.40623Palavras-chave:
James Baldwin, Corpo negro, Blues, Literatura afro-americana, Literaturas de língua inglesaResumo
O presente artigo discute a encenação da vulnerabilidade da juventude afro-americana no que concerne ao sistema prisional estadunidense, bem como sua política de Guerra às Drogas e segregação habitacional a partir do conto “Sonny’s Blues”, de James Baldwin (1924-1987). Enfatizamos como os jovens negros retratados na narrativa são os mais atingidos pelo estereótipo do criminoso e pela violência policial nos Estados Unidos, o que implica em sua marginalização e patologização. A partir dessa premissa, exploramos as estratégias que o escritor utiliza para sobrepor a vida dos personagens à morte, à violência e à dependência química por meio dos usos do blues, uma vez que a musicalidade no conto se torna um instrumento de liberação do corpo negro da aniquilação física e simbólica.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Michelle. A Nova Segregação: racismo e encarceramento em massa. Trad. Pedro Davoglio. São Paulo: Boitempo, [2010] 2017.
BALDWIN, James. The Discovery of What It Means to Be an American. In: BALDWIN, James. Nobody Knows My Name: More Notes of a Native Son. New York: Dell, [1961] 1963, p. 15-21.
BALDWIN, James. The Fire Next Time. New York: Penguin Books, [1963] 1964.
BALDWIN, James. Sonny’s Blues. In: BALDWIN, James. Going to meet the man. New York: Dell Publishing, [1965] 1966, p. 86-122.
BALDWIN, James. No Name in the Street. New York: Dial Press, 1972.
BALDWIN, James. The Uses of The Blues. In: KENAN, Randall (ed.). The Cross of Redemption: Uncollected Writings. New York: Pantheon, [1964] 2010, p. 57-66.
BEARD, Lisa. James Baldwin on Violence and Disavowal. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017, p. 337-360.
BLOOM, Nicholas Dagen. Public Housing That Worked: New York in the Twentieth Century. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2008.
BRAGGS, Rashida K. Sounding Out of Trauma: Baldwin’s words enact racialized violence, making us feel and imagine that pain as we read. In: The Common Reader, St. Louis, 2019. Disponível em: https://commonreader.wustl.edu/c/sounding-out-of-trauma. Acesso em: 20 fev. 2021.
CHAPPLE, Reshawna L. et al. Do #BlackLivesMatter? Implicit Bias, Institutional Racism and Fear of the Black Body. Ralph Bunche Journal of Public Affairs, Houston, v. 6, p. 3-12, 2017.
COATES, Ta-Nehisi. Between the World and Me. New York: Spigel & Grau, 2015.
CURRY, Tommy J. The Man-not: Race, Class, Genre, and the Dilemmas of Black Manhood. Philadelphia: Temple University Press, 2017.
DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith, and Billie Holiday. New York: Pantheon Books, 1998.
DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução de Marina Vargas. Rio de Janeiro: Difel, [2003] 2018a.
DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, [2015] 2018b.
FRANCIS, Conseula. The Critical Reception of “Sonny’s Blues”. In: FRANCIS, Conseula. The Critical Reception of James Baldwin – 1963-2010: “An Honest Man and A Good Writer”. Rochester; New York: Camden House, 2014, p. 81-96.
GLAUDE, Eddie S., Jr. James Baldwin and Black Lives Matter. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017, p. 361-372.
HINTON, Elizabeth; COOK, DeAnza. The Mass Criminalization of Black Americans: A Historical Overview. Annual Review of Criminology, San Mateo, v. 4, 2021, p. 261-286.https://doi.org/10.1146/annurev-criminol-060520-033306
KUN, Josh. Life According to the Beat. In: KUN, Josh. Audiotopia: Music, Race, and America. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 2005. p. 86-112.
McWILLIAMS, Susan. Introduction. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017. p. 1-16.
PAVLIĆ, Ed. “But Amen is the Price:” James Baldwin and Ray Charles in “The Hallelujah Chorus”. James Baldwin Review, Manchester, v. 1, n. 1, p. 10-40, 2015. https://doi.org/10.7227/JBR.1.2
RETURN OF THE PROPHET: Baldwin in the 21st Century. [Locução de]: Christopher Lydon, James Baldwin, Raoul
Peck, Teju Cole, Cornel West e Ed Pavlić: [S. l.]: Open Source, mai. 2017. Podcast. Disponível em: https://radioopensource.org/return-prophet-baldwin-21st-century/#. Acesso em: 20 fev. 2021.
ROSICH, Katherine J. Race, Ethnicity, and the Criminal Justice System. American Sociological Association, Washington, DC, p. 1-32, 2007.
TERKEL, Studs. An Interview with James Baldwin. In: BALDWIN, James. James Baldwin: The Last Interview and Other Conversations. Contributions by Quincy Troupe et al. Brooklyn; London: Melville House, [1961] 2014. p. 1-34.
WALSH, Melanie. Tweets of a Native Son: The Quotation and Recirculation of James Baldwin from Black Power to #BlackLivesMatter. American Quarterly, Baltimore, v. 70, n. 3, p. 531-559, 2018. https://doi.org/10.1353/aq.2018.0034
ZABOROWSKA, Magdalena J. Me and My House: James Baldwin’s Last Decade in France. Durham: Duke University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.