Novafala
A língua como instrumento de manipulação em 1984, de George Orwell
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39740Palavras-chave:
Linguagem, Signo ideológico, Poder, Círculo de BakhtinResumo
Este estudo tem por objetivo por à mostra o poder da linguagem na organização social. Para isso, faz-se a análise da obra literária, 1984, de George Orwell, em especial, da criação de uma nova língua no país fictício da Oceânia, que se revela um importante mecanismo de controle da população. Para a análise dessa nova língua, chamada de Novafala, busca-se na noção de signo ideológico, como compreendida pelo Círculo de Bakhtin, em especial na obra Marxismo e filosofia da linguagem (2017), de Volóchinov, o aporte teórico necessário para explicitar como o uso da língua pode contribuir para o controle e dominação de um povo. Como resultado, é possível observar que a eliminação da língua falada pela população e a criação de uma nova língua visa anular o pensamento crítico, tornando as pessoas meras reprodutoras de opiniões, sem qualquer tipo de reflexão.
Downloads
Referências
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
VOLÓCHINOV, Valentin N. El signo ideologico y la filosofia del linguaje. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1976.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.