Becos da Memória
Identidade e memória na construção da narrativa e de personagens subalternas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.3.39271Palavras-chave:
Identidade, Memória, História, Diáspora, Conceição EvaristoResumo
O presente trabalho visa investigar a reconstrução de identidade e de memória de uma coletividade afrodiaspórica através da narrativa Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Narrativas que se constituem a partir de experiências negras em diáspora suscitam concepções de subjetividades que desconstroem uma narrativa hegemônica e dominante. Por meio dessa obra, há a possibilidade de explorar as vivências desses sujeitos subalternos que clamam para que suas vozes sejam escutadas e suas narrativas modificadas a partir da consciência de sua realidade. Logo, explorar as distintas histórias dos personagens é enxergar o significativo e doloroso papel da diáspora na concepção desses sujeitos ficcionais.
Downloads
Referências
DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
DEUS, Zélia Amador de. Espaços africanizados do Brasil: algumas referências, de resistências, sobrevivências e reinvenções. In: DEUS, Zélia Amador. Caminhos trilhados na luta antirracista. Belo Horizonte: Autentica, 2020. p. 51-64.
EMECHETA, Buchi. Cidadã de segunda classe. Tradução Heloisa Jahn. Porto Alegre: Dublinense, 2018.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2009.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: Jess Oliveira. Rio De Janeiro: Cobogó, 2019.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e memória. Tradução: Irene Ferreira. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
LORDE, Audre. Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019. p. 239-249.
MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Tradução de Fernanda Abreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
PEREIRA, José Maria Nunes. Cultura afro-brasileira. In: BELLUCCI, Beluce (coord.). Introdução à História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: UCAM: CEAA: CCBB, 2003. p. 119-126.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.