A figura da mulher subalterna em Machado de Assis
Uma análise do conto “Capítulo dos Chapéus”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.3.39082Palavras-chave:
Machado de Assis, Capítulo dos chapéus, Figuração feminina, Personagem subalternaResumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a representação de uma figura subalterna em Machado de Assis, a personagem Mariana, do conto “Capítulo dos Chapéus” (1883). Analisa-se como o autor, no âmbito da representação, constrói um sujeito feminino subalterno e como ele expõe as estruturas de poder em uma sociedade patriarcal, no contexto da segunda metade do século XIX no Brasil. Para esta análise, são considerados os seguintes aspectos de figuração da personagem: história de vida, traços fisionômicos, retrato psicológico e personagem em ação. Consideram-se também as relações que essa personagem estabelece com as demais e a imagem que ela constrói de si mesma a partir dessa interação. Busca-se também compreender como o narrador e as outras personagens atuam nesse processo de figuração e até que ponto eles revelam essa posição de subalternidade assumida por Mariana. Machado de Assis é visto como um escritor atento às questões de seu tempo, pois atesta, no contexto do Patriarcalismo da época, a supremacia masculina em relação à mulher. Os resultados também apontam para dois procedimentos típicos de Machado de Assis: o de lançar mão de diferentes perspectivas para dar a conhecer suas personagens e o de utilizar pormenores significativos que revelam muito dessas personagens.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Prefácio: apresentando Spivak. In: SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. p. 7-22.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. 3 v. (Conto, Teatro, v. 2).
BAPTISTA, Abel Barros. A emenda de Séneca: Machado de Assis e a forma do conto. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 6/7, p. 207-231, 2006.
CARVALHO, Castelar de. Dicionário de Machado de Assis: língua, estilo, temas. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
DIXON, Paul. Modelos em movimento: os contos de Machado de Assis. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 6/7, p. 185-206, 2006.
GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. 2. ed. São Paulo: Nankin: Edusp, 2012.
MOISÉS, Massaud. O conto. In: MOISÉS, Massaud. Criação literária: prosa. 9. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1979. p. 15-54.
NETO, J. Pereira. Patriarcado. In: COLAÇO, Jorge; VICENTE, George (coord.). Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa: Edição Século XXI; São Paulo: Verbo, 2002. v. 22, p 371-372.
REIS, Carlos. Pessoas de livro: estudos sobre a personagem. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
RONCARI, Luiz. Machado de Assis: o aprendizado do escritor e o esclarecimento de Mariana. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 6/7, p. 79-102, 2006.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. A personagem como protagonista ou herói. In: SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. A Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2007. p. 699-703.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.