Navegação em ambientes digitais

Práticas de letramento digital na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37482

Palavras-chave:

Navegação em ambientes digitais, Letramento digital, Educação a Distância.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do processo de apropriação do letramento digital experenciado por alunos de cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é investigar as práticas de leitura on-line utilizadas pelos alunos, por meio dos diversos am-bientes digitais disponíveis para os estudos acadêmicos. Em sua metodologia, embora essencialmente interpretativa e qualitativa, em momentos específicos de tratamento dos dados, a pesquisa envolve também a abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário on-linee de simulação de navegação. Os resultados evidenciam que os alunos realizam habilidades e estratégias de navegação e de leitura on-line eficientemente, apesar de perceber uma carência desses alunos em fazer uma pesquisa investigativa mais apurada. Percebemos que a nova sala de aula e o novo caderno são desafios que reque-rem velhas e novas práticas e que trazem uma nova textualidade na qual a tela rompe a superficialidade do texto impresso em uma concepção mais ampla e atual de leitura, provocando não só mudanças materiais, assim como a maneira pela qual as informações são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Correia Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, MG, Brasil; assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. É bolsista Capes II.

Referências

ALMEIDA, Ana C. C. Navegação em ambientes digitais: práticas de letramento digital na Educação a Distância. 2017. 135 p. Dissertação (Mestrado) -- Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

AZEVEDO, Ranielli S. Ler e navegar.gov.br: experiências de interação em um portal de transparência. 2013. 178fls. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos)- Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

BUZATO, Marcelo E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE: Educação, Internet e Oportunidades. Memorial da América Latina, São Paulo, 29 e 30 maio 2006.

COIRO, Julie et al. (ed.). Handbook of research on new literacies. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2008.

COSCARELLI, Carla V. Navegar e ler: a rota para aprender. In: COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.

COSCARELLI, Carla V.; COIRO, Julie. Reading multiple sources online. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 751-776, set. /dez., 2014.

KINGSLEY, Tara; TANCOCK, Susan. Internet Inquiry: Fundamental Competencies for Online Comprehension. The Reading Teacher, [S. l.], v. 67, issue 5, p. 389–399, fev. 2014. DOI:10.1002/TRTR.1223. https://doi.org/10.1002/trtr.1223

KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. In: KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1996.

LEU, Donald J. et al. Toward a Theory of New Literacies Emerging From the Internet and Other Information and Communication Technologies in Theoretical Models and Processes of Reading. 5. ed. Newark: International Reading, 2004.

RIBEIRO, Ana E. Ler na tela: novos suportes para velhas tecnologias. 2003. 243 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) -- Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

RIBEIRO, Ana E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 15-38, jan./jun. 2009.

RIBEIRO, Ana E. Convergências e divergências em navegação e leitura. In: COSCARELLI, C. V. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 93-120. https://doi.org/10.5380/rabl.v8i1.52433

SHANAHAN, Timothy; SHANAHAN, Cynthia. Teaching Disciplinary Literacy to Adolescents: Rethinking Content- Area Literacy. Harvard Educational Review, [S. l.], v. 78, n. 1, p. 40-59. April 2008. https://doi.org/10.17763/haer.78.1.v62444321p602101

SEKERES, Diane et al. Wondering + Online Inquiry = Learning. Phi Delta Kappan, [S. l.], v. 96, n. 3, p. 44-48, 2014. https://doi.org/10.1177/0031721714557452

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

THEISEN, Jossemar M. O letramento digital e a leitura online no contexto universitário. 2015. 257 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Almeida, A. C. C. (2020). Navegação em ambientes digitais: Práticas de letramento digital na Educação a Distância. Letrônica, 13(4), e37482. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37482