Rememoração da ditadura por meio da fotografia: possíveis representações e leituras de P14311
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33347Palavras-chave:
ditadura, rememoração, livro, fotografia(s), P14311Resumo
A representação e a rememoração de identidades culturais podem ser realizadas de diversas e diferentes formas: escrita histórica, ficcional, teatro, documentários, cinematografia, pinturas, imagens e fotografias. À vista disso, pretendemos analisar algumas fotografias do livro P14311, de Diego Di Niglio, o qual é relacionado ao período da ditadura. Além do mais, no final do livro há um texto de José Afonso Jr, professor e pesquisador de fotografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em que ele explana algumas noções sobre o livro P14311 e a câmera e a fotografia. Diante disso, nossos estudos são fundamentados em um levantamento bibliográfico a partir de conceitos sobre a fotografia, sobretudo, como forma de memória, fundamentados em Barthes (1984), Kossoy (2001), Dubois (1993) e Felizardo e Samain (2007), e também visitamos a fotografia como sendo uma forma discursiva e um lugar de fala, sendo que para isso nos reportamos aos estudos de Foucault (2008), Deleuze (1999) Ribeiro (2017) e Amaral (2005). Enfim, as linhas teóricas que escolhemos e delineamos conforme nossa proposta de investigação nos levam a inúmeras conclusões, dentre as quais destacamos que em P14311 há muita vida por trás da morte, do sofrimento e das separações de famílias nele representadas.Downloads
Referências
AMARAL, Márcia Franz. Lugares de fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa. Revista Contracampo. n. 12. p. 103-113, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388/11025. Acessado em 22 de janeiro de 2019.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Disponível em: https://monoskop.org/images/d/d3/Barthes_Roland_A_camara_clara_Nota_sobre_a_fotografia.pdf. Acessado em 20 de janeiro de 2019.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Folha de São Paulo, 1999. Disponível em: https://lapea.furg.br/images/stories/Oficina_de_video/o%20ato%20de%20criao%20-%20gilles%20deleuze.pdf. Acessado em 21 de janeiro de 2019.
DI NIGLIO, Diego. P14311. Pernambuco: Fundarpe, 2018.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993. Disponível em: https://cteme.files.wordpress.com/2011/03/dubois-philippe-o-ato-fotogrc3a1fico-e-outros-ensaios-2.pdf. Acessado em 20 de janeiro de 2019.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Revista Discursos fotográficos. Londrina, PR: v.3, p.205-220, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246. Acessado em 20 de janeiro de 2019.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. Disponível em:http://www.uesb.br/eventos/pensarcomveyne/arquivos/FOUCUL.pdf. Acessado em 21 de janeiro de 2019.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Disponível
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017. p. 55-90. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/374967246/O-Que-e-Lugar-de-Fala-Djamila-Ribeiro. Acesso em 19 de outubro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.