Paradoxo de Sorites: uma reflexão semântica sobre vagueza
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.2.32479Palavras-chave:
Sorites. Vagueza. Semântica.Resumo
No cotidiano, usamos palavras e expressões vagas sem muitas vezes pensarmos sobre isso ou causarmos estranheza em nossos interlocutores. São predicados de vagueza, nos quais a propriedade de ser vago pode não ser tão explícita. Esses predicados são casos incertos ou com a fronteira semântica limítrofe, o que dificulta a clareza da extensão do predicado em si. O objetivo principal deste trabalho, é avaliar os encadeamentos soríticos em uma interface entre a linguística e a lógica. Visto que a vagueza é observada nessas duas áreas do conhecimento. Na lógica, esse tipo de predicado possibilita o desenvolvimento do chamado paradoxo de Sorites, cujo argumento pode ser construído por encadeamento das premissas ou por indução matemática. Usamos, nesse trabalho, o estudo filosófico da vagueza e do paradoxo (PETRILLO, 2005) e, também, o estudo linguístico, em uma semântica de condições de verdade (CHIERCHIA; MCCONNELL-GINET, 1990), para refletirmos sobre como a vagueza é tratada na linguagem.
Downloads
Referências
BACH, Emmon. Informal Lectures on Formal Semantics. New York: State University of New York, 1989.
BEHLE, Nanashara. Paradoxos: inferências semânticas e implicaturas pragmáticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BEHLE, Nanashara. Os fenômenos da contradição e dos paradoxos: uma avaliação de teorias e de estudos da Pragmática Inferencial. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
CANÇADO, Márcia. Manual de semântica. São Paulo: Contexto, 2012.
CHIERCHIA, Gennaro; MCCONNELL-GINET, Sally. Meaning and grammar: an introduction to Semantics. Cambridge: MIT Press, 1990.
DUMMETT, Michael. Wang’s paradox. In: DUMMETT, Michael. Truth and other enigmas. Cambridge: Harvard University Press, 1978. p. 248-269.
GRICE, Paul Herbert. Lógica e conversação. In: DASCAL, M. (org.). Fundamentos metodológicos da lingüística. São Paulo: Global, 1982.
HYDE, Dominic; RAFFMAN, Diana. Sorites paradox. In: ZALTA, Edward N. (ed.). The Stanford encyclopedia of philosophy. Stanford: The Metaphysics Research Lab, 2018.
Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/sum2018/entries/soritesparadox/.
Acesso em: 18 jun. 2019.
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
KEMPSON, Ruth M. Teoria semântica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
OLIN, Doris. Paradox. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2003.
PETRILLO, Paulo Roberto. Raciocínio difuso via lógicas moduladas: uma solução ao paradoxo do Sorites. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/281574/1/Petrillo_PauloRoberto_M.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
RESCHER, Nicholas. Paradoxes: their roots, range and resolution. Chicago: Open Court, 2001.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.