Monotongação de ditongos nasais finais átonos em Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.25057Palavras-chave:
Teoria da Variação e Mudança Linguística, Variação linguística no Português Alagoano, Monotongação de ditongos nasais.Resumo
Os ditongos nasais em sílaba átona final são passíveis de redução. Uma palavra como ‘jovem’ pode ser pronunciada como [ ], [v ], [i] ou []. Com base na sociolinguística variacionista, analisa-se o processo de monotongação dos ditongos nasais átonos finais em Maceió/ AL. Para tanto, foram analisados dados de fala espontânea de 36 informantes estratificados por sexo/gênero, faixa etária e escolaridade. Todos os dados foram submetidos à análise acústica. Para a análise estatística, utilizou-se o modelo de regressão multinível, tendo os indivíduos como nível mais agregado. Conclui-se que há interação entre as variáveis sociais sexo/gênero, faixa etária e escolaridade. Entre os homens, a monotongação é diretamente proporcional à idade; entre as mulheres, a faixa etária intermediária realiza mais o processo. Nessa faixa, a escolaridade não é significativa. Nas demais faixas, menos escolarizados monotongam mais. Em relação às variáveis linguísticas, conclui-se que a monotongação é diretamente proporcional ao tamanho da palavra e que o processo é mais frequente no ditongo [ ]. O processo é inibido em final de enunciados.
Downloads
Referências
BATTISTI, Elisa. A redução variável dos ditongos nasais átonos no português do sul do Brasil. Letras de hoje, n. 35, mar; 2000.
BATTISTI, Elisa. A Redução Variável dos Ditongos Nasais Átonos. In: BISOL, L; BRESCANCINI, C. (Org.). Fonologia e variação: recortes do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
BISOL, L. Ditongos derivados: um adendo. In: LEE, Seung Hwa (Org.). As vogais além de Belo Horizonte. Minas Gerais, FALE-UFMG, 2012. p. 57-65.
BISOL, L. Fonologia da nasalização. In: ABAURRE, M. B. (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil. VII – A Construção Fonológica da Palavra. São Paulo: Contexto, 2013. p. 113-140.
BOPP DA SILVA, Taís. A redução da nasalidade em ditongos de sílaba átona em final devocábulo entre falantes bilíngues e monolíngues do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
BOPP DA SILVA, Taís; SCHWINDT, Luiz Carlos. Panorama da redução da nasalidade em ditongos átonos finais no português do sul do Brasil. In: BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela (Org.). Português do sul do Brasil: variação fonológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, p. 13-33.
CÂMARA JR, J. M. (1970). Estrutura da língua portuguesa. 42. ed. Petrópolis: Vozes. 2009.
DEMASI, Rita de Cássia Benevides. A ditongação nasal no Português Brasileiro. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.
FREITAG, Raquel Meister Ko. (Re)Discutindo sexo/gênero na sociolinguística. In: FREITAG, Raquel Meister Ko; SEVERO, Cristine Gorski (Org.). Mulheres, linguagem e poder – Estudos de gênero na sociolinguística brasileira. São Paulo: Blucher, 2015.
GOMES, Christina Abreu; MESQUITA, Cássia; FAGUNDES, Taís da Silva. Revisitando a variação entre ditongos nasais finais átonos e vogais orais na comunidade de fala do Rio de Janeiro. Revista Diacrítica, Braga. v. 27, n. 1, 2013.
HOSMER, David W.; LEMESHOW, Stanley. Applied logistic regression. 2. ed. New York: Wiley, 2001.
JOHNSON, Daniel Ezra. Getting off the GoldVarb standard: introducing Rbrul for mixedeffects variable rule analysis. Language and Linguistics Compass, v. 3, n. 1, p. 359-383, 2008.
LABOV, W. (1972). Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
LABOV, William. Principles of linguistic change. Vol. 2: Social factors. Oxford: Blackwell, 2001.
OLIVEIRA, Alan Jardel de. “Comendo o final das palavras”: análise variacionista da haplologia, elisão e apócope em Itaúna/MG. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
OLIVEIRA, Alan Jardel. Análise quantitativa no estudo da variação linguística: noções de estatística e análise comparativa entre Varbrul e SPSS. Revista de Estudos da Linguagem, v. 17, p. 93-119, 2009.
SCHERRE, Maria Marta Pereira; YACOVENCO, Lilian Coutinho. A variação linguística e o papel dos fatores sociais: o gênero do falante em foco. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. esp., p. 121-146, 1ª parte 2011.
WEINREICH, Weinreich; LABOV, William; HERZOG, Marvin. (1968). Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.