A tragédia em A maçã envenenada, de Michel Laub
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24894Palavras-chave:
A maçã envenenada, Tragédia, Romantismo.Resumo
Neste artigo analisamos as ações narrativas do romance A maçã envenenada (2013), de Michel Laub, para visualizar como o autor compõe no livro o elemento trágico, ou seja, a partir de eventos narrativos capazes de apontar para o aniquilamento do protagonista e enfatizar a exposição de um mundo desordenado. Para bem compreender o conceito de tragédia, utilizamos as concepções de tragédia moderna desenvolvidas por Raymond Williams, que vê na ação trágica o próprio conceito de revolução. Ademais, será apontada a admiração do protagonista pela postura romântica do cantor Kurt Cobain que recusa subordinar-se às normas desse mundo desordenado cometendo suicídio.
Downloads
Referências
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
COSTA, Iná Camargo. Tragédia no século XX. In: WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
HORKHEIMER, Max. A. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
LAUB, Michel. A maçã envenenada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
______. Diário da queda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.