A dialética nos escritos do círculo de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22382Palavras-chave:
Linguagem, Alteridade, Dialogicidade, Ideologia, Dialética.Resumo
Este estudo realiza um cotejamento dos escritos do Círculo de Bakhtin acerca da linguagem com os pressupostos do materialismo dialético apresentados por Marx e Engels, especificamente, nas obras Ideologia alemã e nos Manuscritos econômico-filosóficos. Com isso, reconhece-se o caráter dialético-materialista das propostas conceituais do Círculo de Bakhtin para definir a linguagem. Entende-se que, na linguagem, há uma relação de influência recíproca entre a alteridade, a dialogicidade e a ideologia, conformadas no enunciado concreto e, em última instância, no gênero discursivo. Assim, o texto evidencia que as elaborações do Círculo acerca do fenômeno linguístico são manifestações de uma concepção dialético-materialista da realidade/objeto investigado.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2010 (1929).
______. Para uma filosofia do ato. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (1920/1924).
BAKHTIN/VOLOCHINOV Marxismo e filosofia a linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010 (1929).
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1995.
HOLQUIST, Michael; CLARK, Katerina. Mikail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe. São Paulo: PCUS, 1960. Disponível em: http://www. marxists.org/portugues/lukacs/1920/consciencia/index.htm
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX/ENGELS. A ideologia alemã. Trad. de Rubens Enderli et al. São Paulo: Boitempo Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.