O caráter dialogal da língua por uma perspectiva instrucional da significação

Autores

  • Mara Rubia Rodrigues Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22335

Palavras-chave:

Língua, Dialogal, Discurso, Teoria da Argumentação na Língua.

Resumo

Segundo Ducrot (1987), a significação da frase (na língua) permite construir instruções que o interlocutor deve seguir para atribuir sentido aos enunciados (no discurso). Considerando que o sentido é uma representação da enunciação, e que a encenação enunciativa prevê um eu que se dirige a um tu, é evidente o caráter dialogal do discurso. Embora a língua, na qualidade de sistema de formas abstratas, não seja generosa em evidenciar esse caráter, acreditamos que ela traga, inscrito no sistema, o substrato do diálogo, devido à natureza instrucional da significação. Nossa proposta é investigar como se configuram as instruções que permitem ao interlocutor recuperar sentidos construídos pelo locutor, tomando como marco a Teoria da Argumentação na Língua (ANL), abordagem que parte do discurso para explicar a língua. Nossa metodologia prevê a análise de uma peça publicitária à luz de conceitos da ANL, objetivando evidenciar a potencialidade dialogal da língua.

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Referências

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Freitas, M. R. R. (2016). O caráter dialogal da língua por uma perspectiva instrucional da significação. Letrônica, s167-s175. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22335

Edição

Seção

Artigos