Ridendo Castigat Mores: o combate às “pulgas parnásicas” nas páginas da Semana Ilustrada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20407Palavras-chave:
Semana Ilustrada, Crítica às avessas, Crônicas.Resumo
Dentro da crítica literária que há nas crônicas da Semana Ilustrada (1861-1876), proponho identificar aquilo que caracterizaria os chamados “maus poetas”. Esses “poetas rimadores”, “poetas sem alaúde”, “poetas inválidos”, “poetas de pé quebrado”, eram constantemente alvo dos cronistas para ridicularização. Fosse com sutil ironia ou com ostensiva demonstração, os cronistas que apontavam as “aberrações poéticas” tinham o objetivo de corrigir através do riso, já que a divisa da revista Semana Ilustrada era justamente o dito latino: “Ridendo castigat mores”. Como, além da crítica às avessas, havia a chamada “crítica séria”, o que diferenciava uma da outra era que naquela se encontrava um tom exagerado, além dos excertos transcritos que desmentiam o louvor ao poeta examinado. Em um dos textos o cronista chamará de “pulga parnásica” à mania que muitos tinham de escrever em versos, mesmo sem habilidade e conhecimento. Reunindo, portanto, os traços desses escritores sem talento, não apenas será possível distinguir os aspectos que deveriam ser evitados na poesia das décadas de 60 e 70 do século XIX, segundo os cronistas da Semana Ilustrada, como também verificar que os elementos comentados ainda são atuais, por serem condições sine qua non para quaisquer candidatos a escritores.
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