Olhando para trás e em frente: perspectivas de viagens em Tutameia Terceiras estórias, de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17916Palavras-chave:
Viagem, Tutameia Terceiras Estórias, Intertextualidade.Resumo
Ir e vir é um direito assegurado a todo cidadão. Deslocar-se é próprio da espécie animal; escolher caminhos, traçar uma via para viajar, é característica humana. O artigo pretende identificar, no itinerário de personagens do livro Tutaméia Terceiras Estórias, os motivos que os impulsionam para viajar, bem como observar o traçado espacial desse itinerário. Ocorre que entre esses personagens a viagem torna-se diversa em sua configuração, à medida que não são apenas viagens por estradas reais, por terra e por rio, por meio de montaria ou de barco. O tema da viagem em Tutaméia configura-se também pela metáfora do olhar para frente e para trás, o que se reverte na ação do próprio leitor na travessia de ir e vir, direito e dever assegurados por um narrador. Propõe-se uma análise intratextual da obra rosiana, para interpretar enigmas que se imbricam entre personagens de contos diferentes, na representação metafórica da viagem.
Downloads
Referências
ARAUJO, Heloisa Vilhena. As três graças. São Paulo: Mandarim, 2001.
BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 9.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
GARBUGLIO, José Carlos. O mundo movente de Guimarães Rosa. São Paulo: Ática, 1972.
ROSA, João Guimarães. Tutameia Terceiras Estórias. In___: Ficção Completa. V. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
______. Estas Estórias. In___: Ficção Completa. V. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
______. Ave Palavra. In___: Ficção Completa. V. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.