O assombro da metafísica: Jorge Luís Borges nos labirintos da Filosofia
Palavras-chave:
Jorge Luis Borges, literatura, metafísica, memória, traduçãoResumo
O presente estudo aborda a problemática metafísica na obra do escritor argentino Jorge Luis Borges a partir da análise das imagens literárias cunhadas em seus contos e ensaios, sobretudo os compreendidos entre 1932 e 1952 (datas dos lançamentos dos livros Discussión e Otras Inquisiciones), época em que mais se ateve ao tema, buscando entender não só o diálogo que estabelecem com a tradição filosófica, mas também a lógica interna de eficácia que as orienta. São fundamentais, aqui, os conceitos de memória e tradução desenvolvidos pelo autor, uma vez que rompem com as tradições estabelecidas e introduzem um movimento insuspeito no legado dos argumentos metafísicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.