A fotografia na história em quadrinhos
Palavras-chave:
fotografia, quadrinhos, Weltliteratur, narrativas híbridas.Resumo
Este trabalho busca investigar as relações entre fotografia e histórias em quadrinhos, a partir do estudo de três casos em que essas relações apresentam-se de forma particular: são as obras Maus, de Art Spiegelman, Valsa com Bashir, de Ari Folman e David Polonsky; e O fotógrafo, de Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier. O objetivo é compreender a noção de Weltliteratur proposta por Goethe dentro de uma perspectiva contemporânea, em que a totalização da literatura dá-se não apenas pela aventura através da alteridade idiomática e cultural, mas também pelo cruzamento das mais diferentes linguagens narrativas. Este estudo, portanto, quer oferecer um modelo para a análise de obras multimodais para as quais, justamente por serem novidade, ainda não se tem uma teoria sólida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.