Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA

Autores

  • Barbara Olimpia Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Letícia Queiroz Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Palavras-chave:

Letramento, Estratégias discursivo-argumentativas, EJA

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre práticas de Letramento e sua relevância no ensino de língua numa visão textual-discursiva. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa de Pereira; Melo (2011) sobre as estratégias discursivo-argumentativas presentes no abaixo-assinado, produzido durante sequência didática nas aulas de Língua Portuguesa da EJA, de uma escola de Teresina-PI. Tal pesquisa evidenciou a possibilidade de um ensino eficaz, com intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa. A base bibliográfica foi com, principalmente, Soares (2000), Rojo (2009), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Koch (2004, 2006), Melo (2009) e Almeida (2001).

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Melo, B. O., & Pereira, L. Q. (2012). Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Letrônica, 5(2), 238–255. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/10948