CHAMADA DE TRABALHOS v. 18, n. 1, 2025

2025-01-23

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA (A)TÍPICA EM MONOLÍNGUES E BILÍNGUES À LUZ DA PSICOLINGUÍSTICA

 

A aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e escrita representam marcos significativos no processo educacional e cognitivo de um indivíduo. Essas habilidades linguísticas não apenas possibilitam a comunicação e a compreensão do mundo, mas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e no sucesso acadêmico. No contexto globalizado, multicultural e multilíngue em que vivemos, compreender como essas habilidades se desenvolvem em contextos monolíngues e bilíngues torna-se ainda mais importante. 

No que tange ao desenvolvimento da leitura e da escrita, diversos fatores influenciam o processo de aquisição dessas habilidades. Dentre estes fatores, destaca-se a importância da consciência fonológica, que envolve a capacidade de segmentar e manipular os sons da fala. Segundo Snowling e Hulme (2013), o nível de consciência fonológica de crianças em período de alfabetização é considerado um fator preditor do sucesso na leitura. Além disso, a compreensão das relações entre letras e sons, conhecida como consciência fonêmica, desempenha um papel crucial no processo de decodificação da linguagem escrita. Após a fase de decodificação, destaca-se a importância da exposição a uma ampla variedade de textos e materiais de leitura que serão fundamentais para o desenvolvimento do vocabulário e da compreensão textual.

Faz-se importante ressaltar que no contexto bilíngue, o desenvolvimento da leitura e escrita pode ser influenciado por fatores adicionais, como a relação entre as línguas em contato e a quantidade de exposição a cada língua. Com o crescente aumento no número de escolas bilíngues, crescem também as demandas por pesquisas na área de Psicolinguística sobre biliteracia (alfabetização em duas línguas) que considerem as peculiaridades da realidade brasileira (Azevedo et al., 2024). Para Alves e Finger (2023), a expressão ‘biliteracia’ designa não apenas o mero domínio da leitura e da escrita construído em duas línguas diferentes, mas, antes disso, o desenvolvimento de capacidades cognitivas e linguísticas de representação do mundo e de representação do pensamento que envolvem o repertório linguístico completo do sujeito, ou seja, que ocorre a partir de suas duas línguas, em variados contextos e intenções comunicativas.

Como visto, o desenvolvimento da leitura e escrita em contextos monolíngues e bilíngues tem sido um campo de interesse crescente na Psicolinguística. A leitura e a escrita

são habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional, e compreender como essas habilidades se desenvolvem em indivíduos monolíngues e bilíngues (a)típicos é essencial para informar políticas educacionais inclusivas e eficazes. 

Com base no exposto, espera-se examinar as teorias e pesquisas atuais na Psicolinguística relacionadas ao desenvolvimento típico/atípico da leitura e escrita em crianças, adolescentes e adultos que estão imersos em ambientes monolíngues e bilíngues. Tópicos como consciência fonológica, compreensão textual, estratégias de leitura e escrita, o impacto da transferência linguística, as vantagens cognitivas do bilinguismo, estratégias eficazes para promover a biliteracia e o envolvimento de mecanismos cognitivos como a memória de trabalho e as funções executivas, além de estratégias de intervenção baseadas em evidências científicas para apoiar esses alunos e promover o sucesso acadêmico serão abordados neste volume.

 

ORGANIZAÇÃO:

Dra. Aline Fay de Azevedo (PUCRS/InsCer - Porto Alegre, RS, Brasil)

Dra. Valeria Abusamra (UBA/CONICET - Buenos Aires, Argentina)

Dra. Elena Ortiz Preuss (UFG - Goiânia, Brasil)

 

DATA DE SUBMISSÃO: de 01/02/2025 até 15/05/2025