As origens e a importância do conceito de opinião pública na filosofia de Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2022.1.39905Palavras-chave:
Jürgen Habermas, Esfera Pública, Opinião Pública, DemocraciaResumo
Nas obras de Jürgen Habermas em geral há uma tematização que envolve a racionalidade comunicativa, elemento-chave para uma comunicação dialógica que visa o entendimento e o consenso entre os sujeitos. O presente artigo discute sobre o conceito de opinião pública, na filosofia de Jürgen Habermas, que aparece desde sua primeira obra, Mudança Estrutural da Esfera Pública, de 1962, e continua presente, em obras posteriores, principalmente em Direito e Democracia, de 1992. A opinião pública é a base normativa dos procedimentos políticos em países democráticos. Há controvérsias em relação à sua autenticidade devido aos interesses que ela pode estar representando, se públicos ou particulares, e a sua possível manipulação pelos veículos de comunicação. A opinião pública forma-se no processo discursivo, argumentativo, que pode estar poluído por interesses particulares, que não visam o bem comum, sua finalidade autêntica. O presente artigo apresenta, também, outros aspectos polêmicos em torno do conceito de opinião pública, na contemporaneidade, considerando o acesso às novas tecnologias midiáticas e a participação anônima.
Downloads
Referências
BAYNES, Kenneth. The normative grounds of social criticism: Kant, Rawls, and Habermas. Albany: State University of New York, 1992.
BOHMAN, James. Expanding dialogue: the Internet, the public sphere and prospects for transnational democracy. In:
CROSSEY, Nick; ROBERTS, John M. After Habermas: new perspectives on the public sphere. Oxford: Blackwell, 2004.
COUTO, Dilnéia; DUTRA, Delamar. Esfera Pública: Contribuições para uma atualização do diagnóstico. Problemata, João Pessoa, v. 3, n. 2, p. 177-199, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/14959. Acesso em: 6 ago. 2022.
HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003b. 2 v.
LUBENOW, Jorge Adriano. A reorientação da categoria esfera pública na teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas. Revista Ideação, Feira de Santana, v. 1, n. 14, p. 121-134, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Intuitio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.