Moral e alienação
Uma aproximação entre o jovem Hegel e Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2020.2.37034Palavras-chave:
Hegel, Nietzsche, Moral, AlienaçãoResumo
O presente trabalho pretende apresentar ao leitor uma aproximação entre a moral e a alienação a partir de um diálogo entre o jovem Hegel e Nietzsche. O objetivo geral do artigo é demonstrar - para além das divergências filosóficas - que o Hegel da juventude e Nietzsche possuem um cerne crítico comum no trato da moral. Como objetivo específico, o artigo pretende demonstrar que este cerne crítico da moral passa, primordialmente, pela crítica religiosa e, em especial pelo fenômeno da alienação. Na intenção de atingir os objetivos aqui traçados, tomaremos por base, inicialmente, a alienação como manifestada por Hegel nos seus escritos teológicos de juventude, em especial nas obras O positivismo da religião cristã e O espírito do cristianismo e seu destino. Importante será, na seqüência do trabalho, a crítica religiosa feita por Nietzsche na Genealogia da moral, já que possibilitará uma análise conjunta das duas filosofias e nos levará a um desfecho final do trabalho onde, como conclusão, pretenderá se demonstrar que os efeitos da alienação no jovem Hegel possuem claras semelhanças para com os efeitos da moral em Nietzsche.
Downloads
Referências
FEILER, A. F. Hegel e Nietzsche: a ética cristã concebida pelo amor e o destino. São Leopoldo: 1.ed. UNISINOS, 2015.
HEGEL, F. Early theological writings. Tradução para o inglês de T.M. Knox. Nova Iorque, Harper & Brothers, 1961.
KRONER, R. Introdução. In: HEGEL, F. Early theological writings. Tradução de T. M. Knox. Nova Iorque, Harper & Brothers, 1961.
LUKÁCS, G. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo, 2018.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução de Inês A. Lohbauer, São Paulo: Martin Claret, 2017.
HOULGATE, S. Hegel, Nietzsche and the criticism of metaphysics. 1ª Ed. Nova Iorque. Cambridge University Press, 1986,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Intuitio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.