A interioridade no Livro X das Confissões
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2021.1.36875Palavras-chave:
Memória. Espírito. Interioridade. Felicidade.Resumo
O presente artigo analisa o livro X das Confissões sob o viés da interioridade. Esse livro aborda de que maneira a memória se relaciona com a possível busca por Deus. Destaca-se que a possibilidade de procurar algo se deve a de alguma maneira estar guardado em nosso espírito tal memória. Porém, para encontrar Deus não basta a reminiscência, mas que o indivíduo busque através da razão em seu interior encontrá-Lo. Como a felicidade é algo que todos procuram, mesmo que muitas vezes as coisas do mundo pareçam ser a realização da felicidade, Agostinho aborda as concupiscências de maneira a revelar que a verdadeira felicidade só se encontra em Deus, e que se deve evitar os exageros nas paixões pois afastam de Deus. Percebe-se que o ser humano é dividido entre a natureza e o infinito e por isso procura-se mostrar que a investigação efetuada por Agostinho oferece o relato de alguém que se empenhou numa busca interna que não é somente por Deus, mas que também se revela como uma busca que leva ao conhecimento de si e ao desenvolvimento de si.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, Patrística, p. 163-194.
FREDRIKSEN, Paula. Augustine on God and Memory. p. 131-138. In.: http://www.bu.edu/religion/files/pdf/Augustine-on-God-and-Memory.pdf.
MENDELSON, Michael. "Saint Augustine". The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition), Edward N. Zalta (ed.), In.: https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/augustine/.
SANTOS, Renato Rodrigues dos. A interioridade e a busca da felicidade nas Confissões de Agostinho. Primeiros Escritos: São Paulo, n. 8, 2017, p. 133-161.
SCHERER, Fabio Cesar. Memória e interioridade nas Confissões. Controvérsia, v.2, n.2, p. 34-42. In.: http://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/7067/3919.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Intuitio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.