A imagem do brasileiro do ponto de vista de um imigrante da Europa: uma análise fenomenológica a partir de Vilém Flusser
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34251Palavras-chave:
imigrante. Estrangeiro. Identidade. Brasileiro. Fenomenologia.Resumo
Vilém-Flusser emigrou da Europa para o Brasil. Trinta anos depois, sentindo-se brasileiro, ele deixou o Brasil e foi para a Europa, atestando sua permanente condição estrangeira. Este ensaio pretende ser uma descrição fenomenológica da natureza e dos habitantes do Brasil do ponto de vista de um imigrante. Nosso objetivo é analisar o significado de ser brasileiro e estar no Brasil de acordo com a Fenomenologia do Brasileiro de Flusser. Como imigrante, Flusser não conseguia se envolver completamente na realidade brasileira. Apesar de se sentir desorientado e confuso, Flusser sempre procurou sua identidade. Mas, devido ao seu diagnóstico superficial da natureza e dos habitantes do país, sua análise fenomenológica está, em parte, comprometida.
Downloads
Referências
BERNARDO, Gustavo; GULDIN, Rainer. O homem sem chão: a biografia de Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2017.
DOMINGUES, Ivan. Filosofia no Brasil: legados e perspectivas – Ensaios metafilosóficos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro: em busca de um novo homem. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 1998.
FLUSSER, Vilém. Da Religiosidade: a literatura e o senso de realidade. São Paulo: Escrituras Editora: 2002.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.
FLUSSER, Vilém. Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza. São Paulo: Annablume, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.