Dizer verdadeiro sobre si mesmo em Les aveux de la chair
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.33943Palavras-chave:
Michel Foucault.Hermenêutica do sujeito. Cristianismo. História da Sexualidade.Resumo
Les aveux de la chair (As confissões da carne) foi publicada na França em março de 2018. Esta obra póstuma de Michel Foucault aparece como o quarto volume da História da Sexualidade. Como um arqueólogo do saber, ele busca no cristianismo primitivo a origem e a evolução do cuidado de si. Neste presente artigo, não abordaremos todos os temas tratados na obra, mas faremos um recorte sobre o tema da confissão presente na história do cristianismo primitivo. Desta maneira, Foucault encontra na matriz cristã as bases para a compreensão da hermenêutica do sujeito.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 1. A vontade de saber. São Paulo: Paz & Terra, 2015.
_____________. História da Sexualidade 2. O uso dos prazeres. São Paulo: Paz & Terra, 2015.
_____________. História da Sexualidade 3. O cuidado de si. São Paulo: Paz & Terra, 2015.
_____________. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris: Ed. Gallimard, 2018.
_____________. Malfazer, dizer verdadeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
CHEVALIER, P. O cristianismo como confissão em Michel Foucault. In: CANDIOTO, C.; SOUZA, P. (Orgs.). Foucault e o Cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.