A teoria da educação de Immanuel Kant e o aperfeiçoamento moral

Autores

  • Rafaella Silveira Sucupira da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.2.31890

Palavras-chave:

Immanuel Kant, Education, Moral Improvement.

Resumo

O presente artigo pretende analisar a teoria da educação do filósofo Immanuel Kant a fim de compreender como a educação pode desempenhar papel essencial no aperfeiçoamento da natureza humana com fins a moralidade. Portanto, partimos da seguinte hipótese: a educação, quando pautada no ideal de humanidade, é a chave do aperfeiçoamento moral do homem enquanto espécie humana. Para esse fim, dividimos nosso artigo em duas seções. Na primeira seção, denominada A teoria da educação kantiana, aspiramos analisar a teoria da educação kantiana em seus aspectos físico e prático. Na segunda seção, A pedagogia do Esclarecimento, pretendemos compreender como a pedagogia kantiana pode contribuir para a efetivação da autonomia do pensamento e do esclarecimento moral. Logo, buscaremos defender a hipótese de que é possível um modelo de educação com fins ao progresso moral da natureza humana.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Silveira Sucupira da Costa, R. (2018). A teoria da educação de Immanuel Kant e o aperfeiçoamento moral. Intuitio, 11(2), 66–86. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.2.31890