A teoria da educação de Immanuel Kant e o aperfeiçoamento moral
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.2.31890Palavras-chave:
Immanuel Kant, Education, Moral Improvement.Resumo
O presente artigo pretende analisar a teoria da educação do filósofo Immanuel Kant a fim de compreender como a educação pode desempenhar papel essencial no aperfeiçoamento da natureza humana com fins a moralidade. Portanto, partimos da seguinte hipótese: a educação, quando pautada no ideal de humanidade, é a chave do aperfeiçoamento moral do homem enquanto espécie humana. Para esse fim, dividimos nosso artigo em duas seções. Na primeira seção, denominada A teoria da educação kantiana, aspiramos analisar a teoria da educação kantiana em seus aspectos físico e prático. Na segunda seção, A pedagogia do Esclarecimento, pretendemos compreender como a pedagogia kantiana pode contribuir para a efetivação da autonomia do pensamento e do esclarecimento moral. Logo, buscaremos defender a hipótese de que é possível um modelo de educação com fins ao progresso moral da natureza humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.