O Paradoxo do Prefácio Generalizado
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.1.31456Palavras-chave:
Paradoxo do Prefácio, Inconsistência, Racionalidade, JustificaçãoResumo
O paradoxo do prefácio é um presumido contra-exemplo à tese de que a consistência é uma condição necessária da racionalidade ou justificação. O artigo visa desenvolver a ideia, na esteira de uma sugestão Earl Conee (2009), de que as presumidas crenças inconsistentes e racionais podem ser formadas a partir de fontes evidenciais radicalmente diferentes. A execução de tal tarefa está dividida em quatro partes. Na primeira delas, eu apresento sumariamente o paradoxo propriamente dito. Logo em seguida, eu apresento os outros exemplos: o evento, viagem de avião, encontro de colegas e memória parcial. Após isto, tento identificar a estrutura subjacente aos exemplos, e sugiro que a teoria da anulabilidade é uma ferramenta útil para pensar os contraexemplos. Por fim, ofereço uma análise diacrônica de um dos exemplos e tento reforçar a dificuldade de encontrar uma solução satisfatória para o problema.Downloads
Referências
CONEE, E. A. The Preface Paradox. In: DANCY, J.; SOSA, E.; STEUP, M. (Eds.). Companion to Epistemology, 2nd ed. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009, p. 604–605.
MAKINSON, D. C. The Paradox of The Preface. Analysis, v. 25, n. 6, p. 205–207, 1965.
POLLOCK, J. L. Epistemology and Probability. Synthese, v. 55, n. 2, p. 231–252, 1983.
RODRIGUES, Lucas Roisenberg. Inconsistência e Racionalidade: uma introdução ao paradoxo do prefácio, 2012, 73 páginas. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.