Três dogmas da metodologia metafísica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2017.1.27208Resumo
Neste artigo Jessica Wilson examina os modos pelos quais pode haver progresso filosófico e o que pode afetar esse progresso ou explicar seu estágio atual, particularmente na área da metafísica. Wilson identifica e critica três posições que estariam sendo mantidas de modo dogmático por metafísicos e, com isso, prejudicando o progresso na área: a defesa do Ditado de Hume, a defesa de que a composição dos objetos é devidamente caracterizada pela mereologia clássica e a defesa de que disputas metaontológicas são disputas sobre a semântica de quantificadores. Wilson conclui que, embora persistam algumas tensões profundas envolvendo a possibilidade do progresso filosófico e as posições criticadas possam ser justificadas, atualmente a defesa dessas posições é dogmática e está prejudicando o progresso da metafísica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.