Rosto e responsabilidade na filosofia da alteridade em Emmanuel Levinas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2015.2.19599Palavras-chave:
Alteridade, Emmanuel Levinas, Rosto do Outro.Resumo
O presente artigo quer apresentar os aspectos fundamentais da noção de rosto presentes na ética da alteridade proposta por Emmanuel Levinas. Nesse sentido, a partir da categoria da alteridade, a questão da responsabilidade radical por outrem irá emergir como importante elemento da filosofia levinasiana. Com efeito, devido à originalidade e a influência deste novo caminho, percebe-se a urgência de transcender as solitudes discursivas, repensando o lugar do outro na reflexão filosófica. As considerações desta pesquisa se põem na perspectiva de que a relação entre ética e responsabilidade por outrem constitui um complexo e essencial drama para o campo de pesquisa filosófica.
Downloads
Referências
BUCKS, René. A Bíblia e a ética: A relação entre a filosofia e a Sagrada Escritura na obra de Emmanuel Levinas. São Paulo: Loyola, 1997.
HUTCHENS, B.C. Compreender Lévinas. Tradução de Vera Lúcia Mello Jocelyne. Petrópolis: Vozes, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2008.
______. Ética e infinito: diálogos com Philippe Nemo. Tradução de João Gama. Lisboa: Ed. 70, 1982.
______. Entre Nós: Ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto (coord.) Petrópolis: Vozes, 1997.
______. De Deus que vem à ideia. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto (coord.). Petrópolis: Vozes, 2002.
______. Humanismo do outro homem. Tradução de Pergentino S. Pivato (coord.). Petrópolis: Vozes, 1993.
MELO, Nélio Vieira de. A Ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS; Recife: INSAF, 2003.
PIVATTO, Pergentino Stefano. Ética da alteridade. In: OLIVEIRA, Manfredo. Correntes fundamentais da ética contemporânea. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 78-97.
POIRIÉ, François. Emmanuel Lévinas: ensaio e entrevistas. Tradução de J. Guinsburg, et al. São Paulo: Perspectiva, 2007.
RIBEIRO JUNIOR, Nilo. Sabedoria de Amar: a ética no itinerário de Emmanuel Levinas. São Paulo: Loyola, 2005.
VÁZQUEZ, Moro Ulpiano. A teologia interrompida, para uma interpretação de E. Levinas. Perspectiva Teológica, n. 14, p. 51 – 73, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.