O sentido ético dos conceitos de nada e liberdade em sartre e krishnamurti
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2015.2.18713Palavras-chave:
Sartre. Krishnamurti. Ego. Liberdade. Ética.Resumo
O presente trabalho visa elucidar questões referentes ao conceito de liberdade, de Jean-Paul Sartre, de forma vinculada às discussões do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti no campo ético, moral e do autoconhecimento. Sartre (2005) afirma, no último capítulo de seu ensaio de ontologia fenomenológica O ser e o nada, que não é da alçada da ontologia formular prescrições morais. No entanto, suas ideias a respeito da liberdade humana e da responsabilidade supõem uma ética e uma possibilidade de escolha moral para o homem. Neste sentido, esta breve pesquisa se propõe a investigar como as principais ideias de Sartre repercutem na filosofia de Krishnamurti, adquirindo um sentido explicitamente ético. Parte-se do pressuposto, portanto, de que os conceitos de consciência transcendental, Nada, Para-si e liberdade, de Jean Paul Sartre, encontram eco nas discussões de Krishnamurti. Deste modo, em consonância com o objetivo proposto, o presente trabalho apresentará a tese fundamental de Sartre de que o Ego é um objeto transcendente à consciência, e como tal, por conseguinte, ele não se encontra nem formalmente nem materialmente na consciência, mas que é um ser existente no mundo, quer dizer, um ser que revela-se sempre como um objeto transcendente visado pela consciência. A proposição do cogito pré-reflexivo, em Sartre, que indica que a consciência é uma imanência absoluta, isto é, de que ela é vazia de todo conteúdo, remete explicitamente às concepções de Krishnamurti no domínio da subjetividade originária, das relações entre o observador e a coisa observada. Krishnamurti assume o ponto de vista fenomenológico ao tratar dos atos de reflexão, de pensamento, como transcendentes visados por uma consciência em pleno estado de lucidez, de espontaneidade. Tal como Sartre, ele afirma deste modo a liberdade absoluta da consciência humana com relação ao Ego.Downloads
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