A filosofia da mente de Platão e a imortalidade da mente: um dualismo substancial
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17197Palavras-chave:
Filosofia da mente, dualismo substancial, Platão, ontologia, epistemologiaResumo
Este ensaio de filosofia tem como objetivo apresentar o que se entende por dualismo substancial em filosofia da mente. Para tanto, utilizarei a teoria filosófica do “primeiro” dualista sobre o caráter do mental de que se tem notícia na história da filosofia, Platão. Inicialmente, apresento a filosofia da mente e suas concepções basais para introduzir o que se entende por dualista nesta área e posteriormente adentrar em uma explicação mais profunda sobre o dualismo substancial. Após, apresento os principais aspectos da teoria da mente de Platão, demonstrando por que ela é um exemplo desse tipo de dualismo substancial e analiso um dos argumentos platônicos em favor da imortalidade da alma, exposto na obra A república, como exemplo, para mostrar que ele não é capaz de estabelecer o que propõe. Por fim, esboço algumas considerações finais ao retomar os principais aspectos analisados no decorrer deste ensaio.
Downloads
Referências
Referências
CHURCHLAND, Paul M. Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
COR: FENÔMENO ÓTICO. Universidade Federal do Pará, PR, Abr. 2009. Disponível em:< http://www.ufpa.br/dicas/htm/htm-cor4.htm.>. Acesso em 28 jan. 2013.
COSTA, Claudio. Filosofia da mente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
JOHN, Heil. Filosofia da mente: uma introdução contemporânea. Porto Alegre: Instituto Piaget, 1998.
MASLIN, K. T. Introdução a filosofia da mente. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MATTHEWS, Eric. Mente: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PLATÃO. Phaedro, 80ª-b. In: Hamilton, E. and Cairns. Eds. The colletcted Dialogues of Plato, Princeton, Princeton University press.
_____. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
RYLE, Gilbert. Introdução à psicologia: o conceito de espírito, The concept of mind. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
TEIXEIRA, João de Fernandes. Como ler filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2008.
_____. Filosofia do cérebro. São Paulo: Paulus, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.