A idéia de ciência na fenomenologia de Husserl a partir da sexta Investigação Lógica
Palavras-chave:
ciência, fenomenologia, HusserlResumo
O tema do presente texto refere-se à idéia de ciência na fenomenologia de Husserl analisada a partir de uma leitura da sexta investigação lógica. Para tanto, parte-se de uma análise da introdução e da parte inicial das Investigações lógicas, dedicada a fundamentação de uma lógica pura enquanto fundamento de uma teoria do conhecimento, da qual Husserl extrai sua crítica ao psicologismo e funda o terreno propriamente fenomenológico como “ciência de essências”. Em seguida tomaremos a “idéia de ciência” expressa em A filosofia como ciência de rigor, na qual Husserl apresenta de maneira definitiva seu ideal de ciência dentro do quadro da fenomenologia clássica. Com base na definição ali apresentada de ciência como “intuição de essência”, retornamos a sexta investigação lógica e procuraremos mostrar como Husserl pretende fundar a idéia de ciência e de conhecimento em geral a partir da noção de “intuição categorial”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.