O homem é formador de mundo: mundo como conceito metafísico segundo Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2017.1.27219Keywords:
Mundo. Metafísica. Ser-no-mundo. Martin Heidegger.Abstract
O nosso artigo tem como objetivo apresentar a formulação do conceito de mundo no âmbito da obra Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão, de Martin Heidegger. A partir da pergunta “o que é mundo?”, Heidegger formula o conceito de mundo por consideração comparativa entre as teses “a pedra é sem-mundo”, “o animal é pobre de mundo” e “o homem é formador de mundo”. A tese “a pedra é sem-mundo” discute acerca dos entes materiais, os quais possuem tal constituição que a sua essência é a ausência de acesso ao ente. Já a tese “o animal é pobre de mundo” analisa o modo de ser do animal, cujo acesso ao ente se dá de maneira diversa e com limites estreitos. Por fim, a tese “o homem é formador de mundo” apresenta a caracterização da essência de mundo, sendo este a abertura do ente enquanto tal na totalidade.
Downloads
References
COSTA, Joice Beatriz da. Análise da linguagem: a condição de possibilidade dos enunciados filosóficos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
HEIDEGGER, Martin. Ontologia (Hermenêutica da facticidade). Trad. Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes, 2013.
___________________ Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Trad. Marco Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
HUSSERL, E. A crise da humanidade européia e a filosofia. Trad. e introdução Urbano Zilles. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
MEARLEU_PONTY. “O Filósofo e sua sombra”. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1980.
STEIN, Ernildo. Uma breve introdução à filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
_____________ Mundo vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.