Democracia e descentralização do governo na filosofia de Charles Taylor
Keywords:
Descentralização. Alienação. Fragmentação social. Democracia. Charles Taylor.Abstract
O artigo apresenta a análise de Charles Taylor relativamente ao problema da alienação do indivíduo em governos democráticos, e indica as diferenças de abordagem do tema em duas de suas obras. A investigação se desenvolve por meio do estabelecimento das origens e do significado do problema da alienação, através da análise exposta em Hegel e a sociedade moderna, e em um segundo momento compara o tratamento do problema em Argumentos Filosóficos. Primeiramente é exposto o modo como Taylor trata da proposta de descentralização como solução para o problema da alienação em duas de suas obras, e posteriormente, por meio da comparação destes textos, são indicadas as diferenças no modo como a descentralização é avaliada nestas obras. Na sequência são discutidas as razões das diferenças encontradas e especialmente de que maneira a descentralização poderia ser vista como uma solução viável, tendo em conta os problemas que ela pode enfrentar, os problemas que haviam sido apresentados em Hegel e a sociedade moderna. Finalmente é exposta uma abordagem alternativa para o problema da alienação, e se oferece uma solução alternativa que envolve a identificação de certa peculiaridade dos governos democráticos, o fato de eles buscarem satisfazer simultaneamente os interesses de diferentes grupos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.