O papel da linguagem na antropologia filosófica de Tugendhat
Abstract
Ernst Tugendhat, em alguns de seus trabalhos, defende que qualquer questionamento filosófico tem como base a pergunta “o que é o homem?”, ou melhor, “o que somos como seres humanos?”. Por esta razão, ele propõe que a Antropologia deve assumir o papel de uma Filosofia Primeira. Além disso, destaca a linguagem como um elemento importante para compreender o ser humano. Considerando isso, este artigo tem como objetivo expor uma interpretação acerca do papel da linguagem na Antropologia de Tugendhat. Para isso, na primeira parte do artigo será apresentada a tese de Tugendhat encontrada em seu texto “Antropologia como Filosofia Primeira”, para na segunda parte diferenciar a Antropologia Filosófica da Antropologia Empírica, na tentativa de explicar o que seria a concepção de Antropologia desse filósofo. Ao fim, busca-se fazer algumas observações sobre o papel da linguagem para a Antropologia. Pretende-se, a partir disso, destacar a ênfase que Tugendhat dá ao método de análise da linguagem, através do qual seria possível fazer uma investigação acerca da estrutura do entendimento humano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.