A intriga da carne desde Michel Henry e Merleau-Ponty
Palavras-chave:
Carne, Corpo, Fenomenologia, OntologiaResumo
Este artigo apresenta os conceitos de corpo e de carne desde as filosofias de M. Merleau-Ponty e Michel Henry. Os dois filósofos destacaram-se por retomar este tema na tradição contemporânea, estabelecendo os contornos de uma filosofia do corpo e da carne. Sendo assim, buscou-se evidenciar os principais conceitos onde há divergência entre os filósofos, apontando a intriga estabelecida na compreensão da carne como estrutura ontológica.
Downloads
Referências
CERBONE, D. R. Fenomenologia. Tradução de Caesar Souza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DUPOND, P. Vocabulário de Merleau-Ponty. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GRZIBOWSKI, S. D. Fenomenologia do corpo em Michel Henry: uma leitura a partir da imanência subjetiva. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, Santa Maria, RS, v. 10, n. 1, p. 53-61, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/36638. Acesso em: 31 out. 2019.
HENRY, M. Encarnação – Uma Filosofia da Carne. Tradução de Carlos Nougé. São Paulo: É Realizações, 2014.
HENRY, M. Eu sou a Verdade – Por uma Filosofia do Cristianismo. Tradução de Carlos Nougé. São Paulo: É Realizações, 2015.
MERLEAU-PONTY, M. Conversas – 1948. Tradução de Fabio Landa e Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Tradução de Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. O Visível e o Invisível. Tradução de José Artur Giannotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva. 1971.
RIBEIRO JÚNIOR, N. Sensibilidade e Carnalidade: entre Michel Henry e Merleau-Ponty. In: CORPO E AFETIVIDADE. COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL HENRY. Atas [...]. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2017, p. 167-188.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Intuitio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.