Sartre e a unidade da consciência: um breve registro de “A transcendência do ego”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.32858Palavras-chave:
Sartre. Consciência intencional. Fenomenologia. Transcendência do ego.Resumo
Nesse artigo, pretendemos discutir os pressupostos radicados em A Transcendência do Ego premissas a partir das quais Sartre expõe a sua tese corolariamente – fenomenológica – de um ego transcendente. Ao advogá-la, o filósofo se vale de duas críticas recíprocas: a primeira visa refutar a ideia de um ego formal que estaria contido na consciência (posição assumida por Kant e por Husserl). A segunda se contrapõe à existência de um ego material também residente na consciência (posição adotada pela psicologia clássica). Ora, Sartre reconfigura a doutrina husserliana da intencionalidade à medida que inexiste um Eu Puro como resíduo fenomenológico obtido pela epoqué, mas um cogito pré-reflexivo como condição do cogito cartesiano. Toda consciência posicional de objeto é, necessariamente, consciência não-posicional de si. Isso porque a essência mesma da consciência intencional é pura leveza, puro fluxo, movimento para..., para fora e não para dentro. É o movimento mais próprio de uma transcendência do ego.
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