Democracia e descentralização do governo na filosofia de Charles Taylor
Palavras-chave:
Descentralização. Alienação. Fragmentação social. Democracia. Charles Taylor.Resumo
O artigo apresenta a análise de Charles Taylor relativamente ao problema da alienação do indivíduo em governos democráticos, e indica as diferenças de abordagem do tema em duas de suas obras. A investigação se desenvolve por meio do estabelecimento das origens e do significado do problema da alienação, através da análise exposta em Hegel e a sociedade moderna, e em um segundo momento compara o tratamento do problema em Argumentos Filosóficos. Primeiramente é exposto o modo como Taylor trata da proposta de descentralização como solução para o problema da alienação em duas de suas obras, e posteriormente, por meio da comparação destes textos, são indicadas as diferenças no modo como a descentralização é avaliada nestas obras. Na sequência são discutidas as razões das diferenças encontradas e especialmente de que maneira a descentralização poderia ser vista como uma solução viável, tendo em conta os problemas que ela pode enfrentar, os problemas que haviam sido apresentados em Hegel e a sociedade moderna. Finalmente é exposta uma abordagem alternativa para o problema da alienação, e se oferece uma solução alternativa que envolve a identificação de certa peculiaridade dos governos democráticos, o fato de eles buscarem satisfazer simultaneamente os interesses de diferentes grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.