A “ideia de filosofia como ciência originária” na preleção friburguense do KNS (= Kriegsnotsemester) de 1919 (GA 56/57) de Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.41533

Palavras-chave:

Filosofia, Fenomenologia, Experiência vivida, Experiência pré-teorética da vida

Resumo

Em busca de uma compreensão originária da filosofia entre 1919-1923, que incorpore a experienciação da vida em si e para si, e sem que essa ideia de realização de nossas vivências cotidianas dependa de representações abstratas, Martin Heidegger se confrontará criticamente com o cenário filosófico de sua época: a filosofia neokantiana (especificamente Heinrich Rickert, Paul Natorp, Wilhelm Windelband, e Emil Lask), a fenomenologia (Edmund Husserl e Max Scheler), a hermenêutica e as filosofias da vida (Wilhelm Dilthey, Georg Simmel), entre outros. Para captar essa nova compreensão do pensamento filosófico no quadro de uma concepção hermenêutica da fenomenologia em gestação, o presente artigo abordará os primeiros cinco parágrafos do KNS de 1919 (GA 56/57) à luz tanto do próprio curso como das preleções ministradas na primeira docência na Universidade em Freiburg. Nesses parágrafos a ideia da filosofia, compreendida como “ciência originária da vida” terá seu ponto de partida e seu âmbito problemático na “vida fática”, interpretada como verdadeiro e autêntico Faktum do pensamento. 

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Biografia do Autor

Bento Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Teologia pela Pontifícia Università Gregoriana di Roma. Professor titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo; e bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 02, do CNPq.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, B. S. (2022). A “ideia de filosofia como ciência originária” na preleção friburguense do KNS (= Kriegsnotsemester) de 1919 (GA 56/57) de Martin Heidegger. Veritas (Porto Alegre), 67(1), e41533. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.41533

Edição

Seção

Epistemologia & Filosofia da Linguagem