A indústria cultural e suas vicissitudes: entre o conceito e a realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32137

Palabras clave:

indústria cultural, dominação, subjetividade, reificação, teoria crítica

Resumen

Eu busco neste artigo mostrar alguns aspectos relativos a diferentes pesquisas e reflexões que empreendi em anos recentes sobre o conceito de indústria cultural. A questão central é o pensamento de Theodor W. Adorno com especial atenção para a atualidade de sua dialética negativa. Minha intervenção acerca da atualidade do conceito de indústria cultural possui três passos argumentativos: o entrelaçamento entre racionalidade e dominação como a base de uma teoria da sociedade em Adorno; algumas mudanças no capitalismo contemporâneo e suas implicações para um conceito de indústria cultural no século XXI e; a posição da indústria cultural no contexto da Sociologia brasileira. O objetivo central do artigo, produzido na forma de ensaio, é enfatizar a atualidade da teoria crítica da sociedade de Theodor Adorno mediante argumentos específicos ao campo da Sociologia.

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Publicado

2018-10-05

Cómo citar

Camargo, S. (2018). A indústria cultural e suas vicissitudes: entre o conceito e a realidade. Veritas (Porto Alegre), 63(2), 691–710. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32137