Kant sobre a vontade: a influência luterana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.3.24291Palabras clave:
Kant, vontade, poder constituído por norma, concupiscência, luteranismo.Resumen
A vontade racional (e a sua atividade como vontade pura) é a faculdade investigada por Kant na sua Metafísica dos costumes. Neste artigo, procuro esclarecer a concepção que Kant tem dessa faculdade, isto é, como um poder causal constituído por uma norma. Para tanto, são analisados três textos-chave de Kant. A comparação com a posição luterana sobre a concupiscência sugere uma forte influência dessa posição sobre a concepção kantiana da vontade.
Descargas
Citas
ALLISON, Henry. Kant’s Theory of Freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
BECK, Lewis W. A Commentary on Kant’s Critique of Practical Reason. Chicago: The University of Chicago Press, 1960.
CRUSIUS, Christian. A Guide to Rational Living (Psychology: Chapter 1: Of Goals and of the Human Will). In: SCHNEEWIND, J. (ed). Moral Philosophy from Montaigne to Kant. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 569-584.
ENGSTROM, Stephen. The Form of Practical Knowledge. A Study of the Categorical Imperative. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674053793
FLIKSCHUH, Katrin. Kantian Desires: Freedom of Choice and Action in the Rechtslehre. In: TIMMONS, Mark. Kant’s Metaphysics of Morals. Intepretative Essays. Oxford: Oxford University Press, 2002. p.185-207.
FRANKFURT, Harry. Freedom of the Will and the Concept of a Person. In: IDEM. The Importance of What We Care About. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 11-25.
HERMAN, B. Bootstrapping. In: EADEM. Moral Literacy. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2007. p. 154-175. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv22jns5h.10
______. Obligatory Ends. In: EADEM. Moral Literacy. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2007. p. 254-275. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv22jns5h.14
______. Rethinking Kant’s Hedonism. In: EADEM. Moral Literacy. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2007. p. 176-202. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv22jns5h.11
______. The Will and Its Objects. In: EADEM. Moral Literacy. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2007. p. 230-253. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv22jns5h.13
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
HUME, David. A Treatise of Human Nature. Oxford: Oxford University Press, 1978.
______. Tratado da natureza humana. Tradução de Deborah Danowski. São Paulo: Unesp, 2000.
KANT, Immanuel. Grundlegung der Metaphysik der Sitten. In: IDEM. Gesammelte Schriften, Berlin: Akademie der Wissenschaften, Band IV, 1911.
______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Guido A. de Almeida. São Paulo: Barcarolla – Discurso, 2009.
______. Kritik der praktischen Vernunft. In: IDEM. Gesammelte Schriften. Berlin: Akademie der Wissenschaften, Band V, 1913.
______. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Critique of Practical Reason. In: The Cambridge Edition of the Works of Immanuel Kant – Practical Philosophy. Transl. Mary Gregor. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 135-271.
______. Die Metaphysik der Sitten. In: IDEM. Gesammelte Schriften. Berlin: Akademie der Wissenschaften, Band VI, 1914.
______. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2008.
______. The Metaphysics of Morals. In: The Cambridge Edition f the Works of Immanuel Kant – Practical Philosophy. Transl. Mary Gregor. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 365-603.
KENNY, Anthony. The Metaphysiscs of Mind. Oxford: Oxfrod University Press, 1992.
LONGUENESSE, Beátrice. Kant on the Human Standpoint. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511487279
LUTHER, Martin. A Commentary on St. Pauls Epistle to the Galatians. In: DILLENBERGER, John (ed.). Martin Luther – Selections from his Writings. New York: Anchor Books, 1962. p. 96-165.
______. Bondage of the Will. In: DILLENBERGER, John (ed.). Martin Luther – Selections from his Writings. New York: Anchor Books, 1962, p. 166-203.
MELANCHTHON, Felipe. Apologia da Confissão de Augsburgo. In: Livro de Concórdia – As Confissões da Igreja Evangélica Luterana. Tradução de Arnaldo Schüler. São Leopoldo: Editora Sinodal e Editora Concórdia, 1997. p. 95-304.
WOOD, Allen W. Kant’s Ethical Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS