A concepção de alma em Avicena: não apesar de Aristóteles e, sim, através de Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2014.3.22781Palabras clave:
Avicena. Alma. Aristotelismo. Neoplatonismo. Substância.Resumen
No artigo, analisa-se a concepção de alma de Avicena (Ibn Sina), apresentada no Livro da alma, com particular atenção ao experimento do Homem Suspenso no Espaço (HSE) e as questões derivadas a partir do mesmo. Essas dizem respeito ao vínculo de Avicena com o aristotelismo ou o neoplatonismo, as duas principais
influências filosóficas sobre o autor. Embora utilize principalmente conceitos aristotélicos, com o mencionado experimento Avicena rompe com a concepção aristotélica da alma, afirmando a estrita substancialidade dessa última. No artigo, busca-se mostrar que, não obstante a noção de substancialidade ser estranha ao quadro aristotélico, ainda assim Avicena é mais bem compreendido, quanto à
doutrina da alma, se visto pela ótica aristotélica, e não por uma ótica
neoplatônica.
Descargas
Citas
IBN SINA (AVICENA). Livro da Alma. Tradução do árabe, introdução, notas e glossário de Miguel Attie Filho. São Paulo: Globo, 2011.
ATTIE FILHO, M. O intelecto no Livro da Alma de Ibn Sina (Avicena). Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.
BLACK, D. “Avicenna on Self-Awareness and Knowing that One Knows”. In: RAHMAN, Sh.; TAHIRI, H.; STREET, T. (Eds.). The Unity of Science in the Arabic Tradition. Dordrecht: Springer, 2008, p. 63-87. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-8405-8_3
GUERRERO, R. Ramon. El pensamiento filosófico árabe. Madrid: Editorial Cincel, 1985.
GUTAS, D. Avicenna and the Aristotelian Tradition. Introduction to Reading Avicenna’s Philosophical Works. Leiden: Brill, 1988. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004451100
HASSE, D. N. Avicenna’s “De anima” in the Latin West. The Formation of a Peripatetic Philosophy of the Soul 1160-1300. London – Turin: The Warburg Institute – Nino Aragno, 2000.
LIZZINI, O. Avicenna. Roma: Carocci Editore, 2012.
______. “L’âme chez Avicenne: quelques remarques autour de son statut épistémologique et de son fondement métaphysique”. In: Documenti e studi sulla tradizione filosofica medievale, 21 (2010), p. 223-242.
______. “Vie active, vie contemplative et philosophie chez Avicenne”. In: TROTTMANN, Ch. (Ed.). Vie active et vie contemplative au Moyen Âge et au seuil de la Renaissance.
Roma: École Française de Rome, 2009, p. 207-239. SEBTI, M. Avicenne: l’âme humaine. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS