Experiência formativa: crítica e paradoxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32135

Palavras-chave:

crítica social, Adorno, experiência formativa.

Resumo

O artigo analisa a crítica social de Adorno, apontando os laços entre formação, sujeito e condições sociais e os efeitos para a educação (Bildung). A despeito da tradição neo-humanista e idealista e das certezas emancipatórias, a formação mostra sua face ilusória. É justamente em relação às questões educativas que o pensamento crítico de Adorno mais revela sua atualidade e potência para mostrar os paradoxos da própria educação. De tal crítica - apesar do paradoxo - decorrem determinadas exigências expressas numa dimensão ético-política e numa dimensão estética para a experiência formativa, cuja potência pode romper com o caráter meramente adaptativo da educação.

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Publicado

2018-10-05

Como Citar

Hermann, N. (2018). Experiência formativa: crítica e paradoxo. Veritas (Porto Alegre), 63(2), 614–625. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32135