Cristianismo e mídia: das “redes” às redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44176

Palavras-chave:

Cristianismo, mídia, redes, multiculturalismo

Resumo

 O presente artigo propõe uma reflexão sobre o cristianismo enquanto religião que nasce da Palavra e nela se fundamenta. Mostrar a dinâmica do anúncio cristão, comunicação/comunhão, que através da “mídia” localizada e contextualizada em “Redes de pesca” se tornou globalizada, situada em território indefinido, as redes sociais. Evidenciar os desafios presentes neste processo, suas peculiaridades originárias que exigiam uma mídia ligada ao martírio às exigências hodiernas, com obstáculos não menos adversos. Reafirmar os valores da cultura midiática enquanto facilitadora do anúncio cristão, dentro do multiculturalismo religioso e como proposta integradora da pessoa humana. Sinalizar novas possibilidades no campo midiático cristão sem perder a conexão com a rica experiência originária, fundamentada na Palavra que se fez carne e tornou-se polissemia de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Geraldo de Gouveia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, GO, Brasil

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bolsista CAPES. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontificia Università San Tommaso, Itália. Professor no Seminário Propedêutico São José, Ubaporanga; no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Caratinga; e no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, Governador Valadares.

Rosana Maria Ferreira Borges, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, GO, Brasil.

Doutoranda e mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduada
em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Referências

ALENCAR, Gedeon Freire. Pentecostalismo hi-tech: uma janela aberta, algumas portas fechadas. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 26, p. 43-54, 2011.

BENTO XVI, Papa. Mensagem do Papa Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vaticano, Cidade do Vaticano, 2009. Disponível em:https://www.vatican.va/content/Benedict-xvi/pt/messages/communications/documents/hf_ben-xvi_mes_20090124_43rd-world-communications-day.html. Acesso em: 26 dez. 2022.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1987.

CANTALAMESSA, Raniero. O Mistério da Palavra de Deus. 3. ed. São Paulo: Canção Nova, 2011.

CARLETTI, Renan Silva. Religião e internet: como pensarmos a “religião” hoje? Último Andar, São Paulo, n. 29, p. 19-31, 2016.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, volume 3. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FERREIRA, Joel Antônio. A libertação da escravidão de Onésimo no Império Romano e a Situação Análoga da Escravidão no Brasil (2003 2018). Goiânia: Espaço Acadêmico, 2019.

FERRY, Bernard-Marie. Querigma. In: BOGAERT, Pierre-Maurice et al. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2013. p. 1122-1124.

FEUILLET, André; GRELOT, Pierre. Palavra de Deus. In: LÉON-DUFOUR, Xavier. Vocabulário de Teologia Bíblica. Petrópolis: Vozes, 1972. p. 700-707.

FOURNIER-BIDOZ, Alain. Palavra de Deus. In: BOGAERT, Pierre-Maurice et al. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2013. p. 1015-1017.

FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o LI Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vaticano, Cidade do Vaticano, 2017. Disponível em:https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20170124_messaggio-comunicazioni-sociali.html. Acesso em: 21 dez. 2022.

FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vaticano, Cidade do Vaticano, 2019. Disponível em:https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20190124_messaggio-comunicazioni-sociali.html Acesso em: 27 dez. 2022.

HARA, Viviane Tenório de Macedo. Webfé: religiões nas mídias sociais e proposta de aplicativo para os ciber-fiéis. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Mídia, Informação e Cultura) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2015.

LEMAIRE, André. Pesca, Pescador. In: BOGAERT, Pierre-Maurice et al. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2013. p. 1074-1075.

MAZZAROLO, Isidoro. Evangelho de São Mateus. Rio de Janeiro: Mazzarolo, 2005.

MAZZAROLO, Isidoro. Lucas: a antropologia da salvação. 2. ed. Rio de Janeiro: Mazzarolo, 2004.

MCKENZIE, John Lawrence. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 1984.

MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. A palavra na vida: pé no chão, sonho no coração. São Leopoldo: CEBI, 2001.

MIKLOS, Jorge. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: a ciber-religião. 2010. 145f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

PAGOLA, José Antônio. Jesus Aproximação Histórica. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PUNTEL, Joana Terezinha. Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2010.

SARAIVA, Francisco Rodrigues dos Santos. Communicare. In: SARAIVA, Francisco Rodrigues dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino Português. 12. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 2006. p. 257.

SBARDELOTTO, Moisés. “E o verbo se fez bit”: uma análise de sites católicos brasileiros como ambiente para a experiência religiosa. 2011. 207f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

SBARDELOTTO, Moisés. E o Verbo se Fez Rede: Religiosidades em reconstrução no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017.

SOUSA, Mauro Wilton. Novas linguagens. São Paulo: Salesiana, 2001.

SPADARO, Antônio. Ciberteologia: pensar o cristianismo nos tempos de rede. São Paulo: Paulinas, 2012.

SPADARO, Antônio. Web 2.0: redes sociais. São Paulo: Paulinas, 2013.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Edição

Seção

Dossiê - Evangelização nos Meios Digitais