Sustentabilidade e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2019.2.34376

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Educação. Paradigma ecológico. Educação ambiental. Crise ecológica. Cuidado

Resumo

Diante de alguns momentos da história, tem-se a impressão, que o ser humano e a natureza são adversários, devido a tantas agressões provocadas ao meio ambiente. Tantos indícios mostram que o clima da terra tem alterado bruscamente por obras de influentes comportamentos humanos. Na tentativa de ajudar a compreender e responder a esse grande desafio considera-se a sustentabilidade como um elemento para superar essa agressão. Trata-se de uma questão central hoje. Para que se possa pensar uma nova perspectiva para a educação, é importante articular educação e sustentabilidade na conscientização de uma educação ambiental. Na busca para encontrar relação entre educação e sustentabilidade, o presente artigo objetiva refletir sobre o paradigma ecológico, o problema da sustentabilidade, os desafios para uma educação sustentável, além de apresentar a sustentabilidade como o eixo integrador da educação. 

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Biografia do Autor

Evaldo Apolinário, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Contagem, MG

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Doutorando em Ciências da Religião 

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Publicado

2019-12-31