As Dinâmicas Simbólicas e a (Re)Construção da Identidade Docente
Palabras clave:
Identidade docente. Ressignificação. Teoria narrativa. Práxis docente. Dinâmicas simbólicas. Teoria de símbolosResumen
Adotamos nesta pesquisa o princípio da teoria narrativa, formulado por Paul Ricoeur, que visa a auxiliar as pessoas a narrarem a sua própria história. A significação e ressignificação da identidade docente, na dimensão da teoria narrativa, integram a relação dialética entre a mesmidade, ipseidade e alteridade. A nossa intenção é conhecer os processos de formação da identidade docente que não se restrinjam às questões cognitivas, que são fundamentais, mas também avaliar processos que considerem outras dimensões do processo de autoconhecimento. As diferentes dinâmicas utilizadas nas atividades de formação continuada visavam à reflexão sobre a identidade e a práxis docente. Por isso, elas tinham a intenção de proporcionar às pessoas docentes a reflexão sobre si-mesmo para compreender-se melhor. Neste artigo, apresentamos algumas das dinâmicas interativas e simbólicas utilizadas na pesquisa e que permitiram verificar processos de ressignificação da identidade docente.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.