Hōs me e o sentido da carne: um olhar sobre o homo sacer contemporâneo

Autores/as

  • Ricardo Geraldo de Carvalho Pontíficia Universidade Católica de Campinas
  • Glauco Barsalini Pontifícia Universidade Católica de Camipnas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.29923

Palabras clave:

Hōs me, Sarx, Basar, Homo sacer, Giorgio Agamben, Apóstolo Paulo,

Resumen

Com a máxima “Pois quando sou fraco, então é que sou forte”, Paulo Apóstolo convoca as pessoas a fazerem um novo uso de si, tornando-se libertas na medida em que se prestem a servir a Deus. Atento ao problema da exclusão (inclusiva), própria à modernidade, motivo do reaparecimento do homo
sacer no mundo atual, Giorgio Agamben relê a tese paulina e, ao propor um novo uso da teologia, coloca no centro do debate científico o termo hōs me (como não), apresentando possíveis saídas para a dissolução da violência política e jurídica que é, para ele, na história moderna, responsável pela criação da tensão entre a civilização e a barbárie. Nesse contexto, o homo sacer (vida nua) pode ser compreendido menos como a máxima expressão da finitude e mais como a revelação extrema da potência humana, a justificar o abandono dos mecanismos que o recriam e, com isso, o início de uma nova condição de humanidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Geraldo de Carvalho, Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Fiosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2005), graduação em Bacharelado em Teologia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo / Instituto Teológico São Paulo(2010) e especialização em Formadores de Presbíteros Diocesanos pelo Instituto Santo Tomás de Aquino(2012). Especialização em Bioética  pela Universidade Castólica Portuguesa (2016). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas, teve a sua dissertação de Mestrado aprovada no dia 05 de fevereiro de 2018 – banca composta pelos Professores Doutores Glauco Barsalini (PUC-Campinas, Orientador), Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas) e António Bartolomeu Jácomo Ferreira (Universidade Católica Portuguesa).

Glauco Barsalini, Pontifícia Universidade Católica de Camipnas

É Professor Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião e Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), mestre em Multimeios pela UNICAMP (2001), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNICAMP (1995; 1997), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2002). Sua trajetória acadêmica tem se pautado por estudos e reflexões a respeito do poder social e de suas relações com o poder do Estado. Nesse diapasão, cultura e identidade cultural, poder coletivo e poderes estatal e jurídico, direitos humanos e o problema da exclusão social têm se conformado como as principais chaves de suas reflexões. Atualmente estuda as relações entre a teologia e a política na contemporaneidade.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos: Homo sacer, IV, 2. São Paulo: Boitempo, 2017.

______. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BARBAGLIO, Giuseppe. As cartas de Paulo I. Tradução e Comentário. São Paulo: Loyola, 1989.

BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

CANTO SPERBER, Monique (Org.). Dicionário de ética e filosofia moral. São Leopoldo: Unisinos, 2013.

DETTWILER, Andreas; KAESTLI, Jean-Daniel; MARGUERAT, Daniel. Paulo, uma Teologia em Construção. São Paulo: Loyola, 2011.

DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.

MOULIN, Anne Marie. O corpo diante da medicina. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques;

VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar: O século XX. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TODOROV, Tzvetan. Situações Extremas. In: CANTO-SPERBER, Monique.

ZUMSTEIN, Jean. A cruz como princípio de constituição da teologia paulina. In: DETTWILER,

Andreas; KAESTLI, Jean-Daniel; MARGUERAT, Daniel. Paulo, uma Teologia em Construção. São

Paulo: Loyola, 2011.

Publicado

2018-09-18

Número

Sección

Teologia e questões contemporâneas