O humanismo integral e a pedagogia do encontro

uma possibilidade de resposta ao analfabetismo existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.45199

Palavras-chave:

encontro, cristianismo, pedagogia, humanismo, sentido da vida

Resumo

O processo pedagógico é, como sugere a etimologia da palavra, um caminho a ser percorrido em conjunto. O processo educacional atravessa diferentes períodos da história e vive o desafio de conjugar diferentes perspectivas e experiências. Nesse cenário, a relação entre o educador e o educando precisa ser constantemente revisada e reformulada. Lendo o atual período da história em chave hipermoderna, como sugere Gilles Lipovetsky, o desafio consiste em lidar com as tecnologias sem esquecer-se da interminável busca pelo humano e o sentido da vida. A busca pela superação de um analfabetismo existencial, que mantém o sujeito alheio a si mesmo, precisa valer-se de uma pedagogia que promova o encontro, tendo presente um humanismo integral e, com ele, o princípio beneditino ora et labora.

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Biografia do Autor

Thiago De Moliner Eufrásio, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC, Brasil.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional da Bispos do Brasil (CNBB).

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Publicado

2024-07-10