A vida: dom e cuidado

Autores

  • Leomar Antônio Brustolin

Resumo


O artigo reflete sobre a dignidade sagrada da vida humana enfatizando a ética do cuidado. A teologia cristã entende a vida humana como uma expressão de amor do Criador. O ser humano é compreendido como imagem e semelhança de Deus, conforme o relato genesíaco. Esse dado da revelação cristã, entretanto, sofre algumas provocações, nos dias atuais, quando a ótica racional e pragmatista impedem uma percepção divina da realidade. É por isso que se reclama uma nova leitura da realidade que seja capaz de promover uma nova ética, baseada numa antropologia personalista que integre mais corpo e alma. A fragmentação e o dualismo impedem o exercício da ética do cuidado e propalam a falência do sentido da vida. O resgate da pessoa, do cuidado e do valor da vida permite uma relação mais profunda com o Criador e com toda a criação. Somente assim se compreendem até os limites da vida como oportunidades de encontro com Deus e com a meta da obra criada. No ato de cuidar se explicita a experiência do encontro do humano com o divino, pois a arte da atenção e da preservação do criado é sinal de reverência e acolhida do grande presente de Deus: a vida.
Palavras-chave: Antropologia; ética; pessoa; vida; criação; cuidado.
Abstract
This article considers the dignity of the human life, emphasizing the ethics of care. The Christian theology sees the human life as a gift of God’s love and as an image of him. Nowadays this image is disfigured by the pragmatism. Therefore new ethical principles are necessary, in order to integrate soul and body. The dualism obstructs the ethics of care and disseminates the sense of life. The care permits a better relation with the Creator and the creation. The preservation of the creatures is a sign of respect to God’s gift, namely the life.
Key words: anthropology; ethics; life; care; creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-08-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)