Implicações da influenza A/H1N1 no período gestacional

Autores

  • Ana Paula Pastore Centro Universitário Metodista IPA
  • Cibeli de Souza Prates Centro Universitário Metodista IPA
  • Lucila Ludmila Gutierrez Centro Universitário Metodista IPA

Palavras-chave:

COMPLICAÇÕES INFECCIOSAS NA GRAVIDEZ/imunologia, VÍRUS DA INFLUENZA A SUBTIPO H1N1, FATORES DE RISCO, GRAVIDEZ, FEMININO.

Resumo

OBJETIVOS: revisar os possíveis fatores apresentados na literatura para a grande morbidade e mortalidade entre as gestantes, quando acometidas pelo A/H1N1. FONTE DE DADOS: a pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando-se os bancos de dados Medline/PubMed, SciELO e LILACS, utilizando-se os descritores gravidez, sistema imunológico, vírus da influenza A, subtipo H1N1 e fatores de risco, delimitando-se o período de 1996 a 2011. SÍNTESE DOS DADOS: a gripe A/H1N1, causada por um vírus influenza, surgiu em 2009 no México e rapidamente se disseminou pelo Mundo. Essa epidemia resultou em diversos casos de síndrome respiratória aguda grave e em um número significativo de mortes. O vírus influenza A/H1N1 acometeu de forma mais severa os integrantes de grupos de risco, como gestantes, crianças menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e portadores de comorbidades crônicas. As particularidades da gestação, como mudanças imunológicas, anatômicas e funcionais, expõem as mulheres grávidas a um maior risco de complicações respiratórias e cardíacas graves, que podem levar a óbito. CONCLUSÕES: os estudos apontam que os possíveis fatores de morbidade e mortalidade entre gestantes acometidas pelo vírus influenza A/H1N1 foram: síndrome de desconforto respiratório do adulto, embolia pulmonar, edema pulmonar, pneumonia bacteriana secundária e insuficiência renal. Além disso, as complicações durante a gravidez tendem a acontecer mais no segundo e terceiro trimestre. Medidas preventivas e um adequado tratamento provavelmente diminuirão o número de casos futuros de influenza pandêmica A/H1N1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pastore, Centro Universitário Metodista IPA

Acadêmica do curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista IPA

Cibeli de Souza Prates, Centro Universitário Metodista IPA

Mestre. Docente do Centro Universitário Metodista IPA

Lucila Ludmila Gutierrez, Centro Universitário Metodista IPA

Doutora. Docente do Centro Universitário Metodista IPA.

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Pastore, A. P., Prates, C. de S., & Gutierrez, L. L. (2012). Implicações da influenza A/H1N1 no período gestacional. Scientia Medica, 22(1), 53–58. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/9179

Edição

Seção

Artigos de Revisão