As diversas faces da síndrome demencial: como diagnosticar clinicamente?

Autores

  • Luís Henrique Tieppo Fornari Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Larissa Pacheco Garcia UFCSPA
  • Brigida Schembida de Oliveira UFCSPA
  • Liana Lisboa Fernandez UFCSPA

Palavras-chave:

DEMÊNCIA/diagnóstico, DOENÇA DE ALZHEIMER, DEMÊNCIA VASCULAR, DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL, DOENÇA POR CORPOS DE LEWY, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL.

Resumo

OBJETIVOS: a presente revisão descreve aspectos clínicos relacionados às diferentes síndromes demenciais, objetivando tornar comum, no meio médico, o conhecimento das nuanças que permeiam o diagnóstico diferencial dessas afecções. FONTE DE DADOS: foi realizada uma revisão da literatura através das bases de dados Medline, Ovid e Scopus até outubro de 2009, assim como de livros-texto. Artigos com enfoque na fisiopatogenia e na patologia não foram priorizados, tendo em vista os objetivos deste estudo. SÍNTESE DOS DADOS: este artigo revisa aspectos de algumas síndromes demenciais reversíveis e irreversíveis, como Doença de Alzheimer e Demência Vascular, enfocando principalmente as características clínicas e diagnósticas que as tornam entidades distintas. CONCLUSÕES: a literatura sugere que o processo diagnóstico das síndromes demenciais assenta-se fundamentalmente na clínica, priorizando uma avaliação rigorosa do estado mental. Entretanto, a avaliação por neuroimagem e exames laboratoriais tem participação considerável em determinar a causa subjacente ao quadro demencial, revelando peculiaridades que podem nortear o diagnóstico diferencial. Diagnosticar diferentes etiologias é importante para o prognóstico e conduta terapêutica específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Tieppo Fornari, L. H., Pacheco Garcia, L., Schembida de Oliveira, B., & Lisboa Fernandez, L. (2010). As diversas faces da síndrome demencial: como diagnosticar clinicamente?. Scientia Medica, 20(2), 185–193. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/5824

Edição

Seção

Artigos de Revisão