Isolamento de ilhotas pancreáticas e a alternativa de uso da frutose-1,6-bisfosfato

Autores

  • Carmen Silvana Araujo Oliveira PUCRS
  • Patrícia Sesterheim PUCRS
  • Jarbas Rodrigues de Oliveira PUCRS
  • David Saitovitch PUCRS

Palavras-chave:

TRANSPLANTE DAS ILHOTAS PANCREÁTICAS, DIABETES MELLITUS TIPO 1, FRUTOSE BISFOSFATASE, ILHOTAS PANCREÁTICAS/crescimento & desenvolvimento.

Resumo

Objetivos: revisar dados da literatura sobre isolamento de ilhotas pancreáticas para transplante e sobre as ações da frutose-1,6-bisfosfato. Fonte de dados: revisão de artigos publicados, a partir da pesquisa em bancos de dados nacionais e internacionais (SciELO, Lilacs, PubMed). Síntese dos dados: o transplante de ilhotas surge como uma alternativa para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1. Entretanto, durante o processo de isolamento, há grande perda celular, principalmente na periferia da ilhota pancreática. As espécies reativas de oxigênio contribuem significativamente nesse processo, afetando a viabilidade das células para transplante. Vários esforços estão sendo feitos na tentativa de minimizar os danos causados pela liberação e produção destes compostos químicos. Conclusões: frente às importantes ações da frutose-1,6-bisfosfato descritas na literatura, seu emprego durante o processo de isolamento das ilhotas pancreáticas parece ser uma alternativa bastante atraente. O efeito da frutose-1,6-bisfosfato na redução da formação e liberação de radicais livres, assim como a sua ação citoprotetora, poderiam viabilizar um maior número de células, otimizando o processo de isolamento, além de auxiliar na enxertia, por diminuir a liberação de citocinas pró-inflamatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2009-06-24

Como Citar

Oliveira, C. S. A., Sesterheim, P., Oliveira, J. R. de, & Saitovitch, D. (2009). Isolamento de ilhotas pancreáticas e a alternativa de uso da frutose-1,6-bisfosfato. Scientia Medica, 19(3), 129–134. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/4659

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)