Tradução e adaptação transcultural do Children’s Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) para o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2024.1.45338

Palavras-chave:

Nutrição comportamental, Nutrição Infantil, processos de tradução

Resumo

Objetivo: tradução, adaptação transcultural e validade de conteúdo do Children’s Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) para o português brasileiro.
Métodos: o processo de tradução e adaptação do instrumento do inglês para o português do Brasil foi conduzido através de recomendações da literatura em seis etapas: tradução, síntese das traduções, retrotradução, síntese ii, pré-teste e devolutiva da versão final. A validade de conteúdo foi avaliada através do índice de validade de conteúdo (IVC).
Resultados: o questionário pré-teste foi submetido à avaliação da população-alvo e revelou uma taxa de clareza dos itens superior a 80%. O IVC do questionário final obteve uma pontuação de 0,98, conforme avaliação realizada pelo painel de juízes. Entre as 35 questões do instrumento, foi possível identificar uma concordância máxima em relação à sua relevância por parte do comitê de especialistas em 31 dessas questões.
Conclusão: por meio da tradução e adaptação transcultural do CEBQ para crianças e adolescentes brasileiros, além da validação de conteúdo do instrumento, foi possível adequá-lo de forma mais precisa à realidade da população, sem comprometer o seu propósito original.

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Biografia do Autor

Marina Zanette Peuckert, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Nutrição Materno-Infantil pela Faculdade IPGS, em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila Ospina Ayala, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Enfermagem pela Universidad de Antioquia (UdeA), em Medellín, Colômbia.

Rita Mattiello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com pós-doutorado no mesmo PPG; doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Concordia University, Canadá; graduada em Fisioterapia pelo Centro Metodista (IPA), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Thaís Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Programa de Residência Multiprofissional em
Saúde, do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Marthina Streda Walker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Ana Maria Pandolfo Feoli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Caroline Abud Drumond Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com pósdoutorado no mesmo PPG. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Zanette Peuckert, M., Ospina Ayala, C., Mattiello, R., Souza dos Santos, T., Streda Walker, M., Pandolfo Feoli, A. M., & Abud Drumond Costa, C. (2024). Tradução e adaptação transcultural do Children’s Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) para o Brasil. Scientia Medica, 34(1), e45338. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2024.1.45338

Edição

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Artigos Originais

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